sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Casamento Sacramento!


Existe uma importante diferença entre o casamento cristão e o casamento da sociedade moderna. Neste último há basicamente uma "cerimônia" onde se define qual regime de bens o casal irá adotar (maiores detalhes: http://www.casamentocivil.com.br/site/).

No Sacramento do Matrimônio há também uma união, porém de um "bem" muito maior, de valor incomensurável, a união da vida, que conduz a um só coração e uma só alma. (Familiaris Consortio (FC), n°13)

Partindo desse pressuposto fica mais fácil entender porque o Sacramento do Matrimônio é indissolúvel, não se pode, ou melhor, não é possível separar dois corpos que na verdade se tornou um só corpo! Não há como me separar de mim mesmo! Esse é o grande mistério que esse sacramento nos oferece, como podem dois corpos se unirem se esses caminham separados? E como fazemos com as diferenças de pensamentos, e a história de vida que cada um traz consigo?

Certa vez, me confessando, lembro-me de estar solteiro na época e buscando discernir minha vocação. Em um determinado momento eu disse ao Padre: "Creio que a minha vocação seja o matrimônio mesmo, só de pensar nas renúncias de um Padre, de abrir mão de ter uma família com esposa e filhos... O Padre deu uma risadinha e me disse prontamente: "Você está escolhendo um caminho tão difícil, ou até mais que o caminho de um Padre, na verdade não existe paraíso sem cruz, e isso experimentamos em qualquer vocação. Mas lembre-se que você vai escolher viver para sempre ao lado de uma pessoa diferente de você, e acredite isso faz muita diferença!"

Precisei de poucos meses de casado para entender as sábias palavras que o Padre me disse naquele dia. Como é difícil amar o diferente, saímos de nossa zona de conforto para enfrentarmos situações inimagináveis, mas são nesses momentos que experimentamos o quanto é difícil ser um seguidor de Jesus Cristo, mas principalmente o quanto vale a pena viver a vida ao lado d'Ele, principalmente quando entendemos que só assim viveremos plenamente nossa vocação! Por isso façamos de nosso casamento um verdadeiro Sacramento! Não podemos deixar que essa seja apenas uma união de bens passageiros, materiais, mas busquemos aquilo que é eterno, onde o seu fim se dará no paraíso celeste, onde Deus certamente nos cobrará a santificação de nossa (o) esposa (o).


Roguemos a Maria nossa Mãe Santíssima, intercessora de todos os casamentos, para que sejamos dignos desse sacramento santificador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário